MORRE O EX-PREFEITO E EX-DEPUTADO NEWTON CARNEIRO

O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e ex-deputado estadual, Newton Carneiro, de 92 anos, faleceu neste sábado (23) por volta das 5h da manhã, no Hospital São Marcos, na área central do Recife. Segundo a família, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital há mais de 40 dias e teve insuficiência cardíaca e doença renal crônica. Ele deixa seis filhas, nove netos e esposa.

O velório está marcado para este sábado (23), às 14h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe); o enterro será domingo (24), às 11h, no cemitério Memorial Guararapes (na BR 101, km 79,3). “Ele deixa um legado importante na política, por ter sido muito atuante”, disse o afilhado Adson Brígido, que acompanhava a saída do corpo do hospital.

Uma das suas filhas, a ex-deputada estadual Elina Carneiro, lamentou a perda de um pai presente e preocupado com a causa dos mais pobres.

Quem mora em Jaboatão dos Guararapes vai lembrar também da ação, no início dos anos 2000, de retirada das famílias do Beco do Mussum, em Prazeres. Um lugar caótico, que virou uma praça. Teve ainda a cena em que ajudou, com enxada na mão, no asfaltamento da avenida  Ayrton Senna, em frente ao Shopping Guararapes.

Newton Carneiro nasceu em 3 de março de 1925 no município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Esteve à frente da Prefeitura de Jaboatão, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), por dois mandatos, entre os anos de 1996-1999 e 2004-2007.

Vida pública
Sua atuação na política foi marcada também por denúncias. Este ano, foi acusado de praticar improbidade administrativa pelo Ministério Público Federal (MPF), sendo acusado por aplicar irregularmente recursos repassados pelo governo federal para a segurança pública de Jaboatão dos Guararapes.

Governo de Pernambuco

“Newton Carneiro teve uma uma longa trajetória na política pernambucana, como vereador do Recife, deputado estadual e prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Isso só foi possível por seu jeito simples, que construiu uma forte sintonia popular. Quero me solidarizar com seus familiares e amigos”, divulgou o governador Paulo Câmara.

Da FolhaPE.

Comentários

comments